quarta-feira, 13 de junho de 2012

Botafogo zera lesões, mas entra em campo desfalcado pela 25ª vez na temporada



Márcio Azevedo foi expulso e impedirá o Bota de atuar com força máxima contra o Inter
Márcio Azevedo foi expulso e impedirá o Bota de atuar com força máxima contra o Inter
O Botafogo entrou em campo 30 vezes na atual temporada, mas só conseguiu utilizar a força máxima em seis oportunidades. Contra o Internacional, no Beira-Rio, o departamento médico deverá ficar vazio, mas o Alvinegro medirá forças com os gaúchos desfalcado pela 25ª vez no ano. Isso porque o lateral esquerdo Márcio Azevedo foi expulso contra o Náutico e terá que cumprir suspensão automática no sábado. A última vez em que o Glorioso atuou completo foi na semifinal da Taça Rio, quando o venceu o Bangu por 4 a 2, no Engenhão.
O uso da força máxima ocorreu principalmente no início de 2012. Nos dois primeiros jogos, contra Resende e Nova Iguaçu, nenhum jogador estava suspenso ou machucado. Já no terceiro, contra o Madureira, o lateral direito Lucas sentiu dores musculares e foi substituído por Lucas Zen. Em seguida, o lateral voltou e Oswaldo de Oliveira teve o time completo contra Flamengo e Olaria. Mas Andrezinho se machucou e deu início a uma série de lesões variadas entre os atletas. Os dois confrontos restantes em que o Botafogo esteve completo ocorreram contra o Treze-PB, pela Copa do Brasil, e na semifinal da Taça Rio contra o Bangu.
Agora, o treinador certamente poderá contar com Jefferson e Loco Abreu, que voltam de um período de aproximadamente três semanas defendendo as seleções brasileira e uruguaia, respectivamente. O goleiro treinou normalmente nesta terça-feira e está garantido contra o Inter. O atacante não participou da mesma atividade por ter sido liberado pela diretoria do clube para resolver problemas particulares - referentes à documentação perdida em um roubou sofrido em Montevidéu. O camisa 13 é esperado nesta quarta para voltar normalmente às movimentações.
Antônio Carlos e Fellype Gabriel demonstraram estar próximo do retorno aos gramados e recuperados do edema ósseo no joelho direito e de um inchaço também no joelho direito, respectivamente. O zagueiro deu sequência ao trabalho físico iniciado em Teresópolis na semana passada e deverá retornar ao time na vaga de Brinner. Já o apoiador, deu voltas no campo anexo do Engenhão sem sentir dores no local da lesão.
Marcelo Mattos está perto do retorno e praticamente recuperado de uma lesão na virilha direita. O volante, porém, também foi liberado da reapresentação para acompanhar o velório e enterro de sua mãe, que morreu na última segunda-feira vítima de um câncer. O jogador ainda não tem previsão definida para voltar ao trabalho, mas dificilmente ficará fora da partida contra o Inter, no fim de semana.
Bernardo Gentile
D UOL, no Rio de Janeiro

Seedorf volta a comentar partida da Eurocopa

Muito próximo de um acerto com o Botafogo, meia holandês participa novamente de transmissão da TV inglesa BBC


Kharkiv (Ucrânia)
 
 Seedorf comentando - (Foto:Reprodução Twitter)
Seerdof também fez comentários na derrota holandeza na estreia da Euro
Depois de comentar a primeira partida da seleção de seu país, a Holanda, na Eurocopa, Clarence Seedorf voltou nesta quarta-feira à bancada da TV inglesa BBC, que transmite a competição europeia. O jogador, que está perto de um acerto com o Botafogo, depois de deixar o Milan (ITA), fez parte do time de analistas da partida entre Holanda e Alemanha, vencidapelos germânicos por 2 a 1.

Ao lado dos ex-jogadores ingleses Gary Lineker e Alan Hansen, Seedorf mostrou desenvoltura nos comentários e foi bastante elogiado nas redes sociais por internautas e telespectadores. No último sábado, quando a Holanda foi derrotada pela Dinamarca, o meio-campista também recebeu o carinho de fãs pela internet. Houve até pedidos para que Seedorf voltasse à seleção do país, que vive má fase.

O holandês vem participando de vários eventos relativos à Eurocopa. Ele é também um dos embaixadores da Uefa em uma campanha contra o racismo no futebol.

Leia mais no LANCENET! 

Loco Abreu treina entre reservas em coletivo do Botafogo



Time titular de Oswaldo de Oliveira teve Herrera no ataque e novamente Lennon escalado na lateral esquerda


  • Loco Abreu - Treino do Botafogo (Foto: Paulo Sergio)
    Loco Abreu teve a companhia de Elkeson no time
     reserva de Oswaldo (Foto: Paulo Sergio)
     
No dia em que voltou ao Botafogo após 21 dias de ausência, por estar com a seleção do Uruguai, o atacante Loco Abreu treinou no time reserva do Botafogo no coletivo da tarde desta quarta-feira, no Engenhão. Como referência na frente, o argentino Herrera seguiu como preferência do técnico Oswaldo de Oliveira, como acontecia quando o camisa 13 esteve fora.

Aparentemente em desvantagem na briga pela titularidade no ataque, Abreu jogou ao lado de outros nomes que também já foram titulares, como o meia Elkeson e o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, este último, suspenso para o jogo contra o Internacional, pela quinta rodada do Brasileirão.

No time titular, Lennon foi o dono da posição na lateral-esquerda e é o nome mais forte para substituir Azevedo. O goiano, de 20 anos, ainda não estreou pelo Botafogo.

Já no meio-campo, Lucas Zen foi titular como volante, ao lado de Renato. Os volantes Marcelo Mattos e Jadson, opções primordiais para o setor, foram poupados do treino da tarde, assim como o zagueiro Antônio Carlos e o meia Fellype Gabriel.

Os titulares golearam os reservas por 4 a 0 e foram escalados com: Jefferson; Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Lennon; Lucas Zen, Renato, Vitor Júnior, Andrezinho e Maicosuel; Herrera. Os suplentes foram a campo assim: Andrey; Gabriel, Vinicius, Dória e Márcio Azevedo; Rodrigo Dantas, Jeferson, Cidinho, Vitinho e Elkeson; Loco Abreu.

Gabriel Andrezo Leia mais no LANCENET! 

VÍDEO: Loco ou Herrera? Quem merece a vaga de titular?

Oswaldo esboça Bota com Lennon na lateral esquerda



Lateral treina entre titures e deve ganhar primeira oportunidade na equipe. Milton Raphael e Fábio Ferreira são poupados


O técnico Oswaldo de Oliveira comandou um treino de ataque contra a defesa nesta quarta-feira, em General Severiano, para os jogadores do Botafogo. Com duas equipes com oito jogadores cada, o treinador formou um esboço do que poderá vir a ser a equipe contra o Internacional, sábado, às 18h30, no Beira-Rio. A principal novidade foi a presença de Maicosuel entre os "reservas".

Lennon - Botafogo (Foto: Ruano Carneiro)
Lennon deve ser titular na vaga de
Márcio Azevedo (Foto: Ruano Carneiro)
 
A primeira equipe, a titular, defendendo o gol de Jefferson, foi formada por: Lucas, Brinner, Antônio Carlos, Lennon, Jadson, Renato, Fellype Gabriel e Vitor Júnior. Entre os reservas estavam: Gabriel, Lucas Zen, Rodrigo Dantas, Maicosuel, Elkeson, Andrezinho, Jeferson, Vitinho.

Na parte final do treinamento, Oswaldo mexeu várias vezes na equipe titular. As principais mudanças foram as entradas de Andrezinho e Maicosuel entre os titulares.

Enquanto Oswaldo comandava este treinamento, os atacantes Loco Abreu, William e Herrera, e os meias Elkeson e Cidinho fizeram trabalhos de conclusões a gol.

O zagueiro Antônio Carlos, que treinou normalmente na terça-feira após se recuperar de um edema ósseo no joelho direito, e o meia Fellype Gabriel, que também estava com dores no joelho direito, treinaram normalmente. O meia fez ainda trabalho específico de cruzamentos para os atacantes, além de chutes a gol.
O goleiro Milton Raphael, com uma lesão no tornozelo esquerdo, e o zagueiro Fábio Ferreira, com dores musculares, ficaram fazendo tratamento na academia.

A lesão do goleiro foi sofrida durante a partida nos Aflitos, no último domingo, contra o Náutico e o jogador deixou o estádio com uma bolsa de gelo no tornozelo.


Leia mais no LANCENET!

Com personalidade, Lennon espera fazer estreia pelo Bota



Jogador deve fazer sua primeira partida pelo Glorioso contra o Internacional, no próximo sábado, em Porto Alegre


Lennon - Botafogo (Foto: Paulo Sérgio)
Lennon pronto para estrear pelo Botafogo 
no Brasileirão (Foto: Paulo Sérgio) 
O lateral Lennon treinou entre os titulares do Botafogo nesta quarta-feira, em General Severiano. E tem tudo para ser o substituto de Márcio Azevedo que foi expulso na última partida da equipe contra o Náutico, no último domingo. O jogador, contratado ao Vila Nova-GO, mostrou personalidade na entrevista coletiva e disse estar pronto para fazer sua estreia pelo Alvinegro.

- A torcida cobra, mas não tenho preferência por jogar fora ou dentro de casa, se escolhi esta profissão sabia que seria assim, então tenho de estar preparado para as cobranças - disse.

Lateral-direito de origem, Lennon jogou o campeonato goiano no lado esquerdo e teve bom desempenho. O jogador, de 20 anos, falou de suas expectativas para fazer sua estreia no time.

- Se  o professor optar por mim, vou dar o meu sangue nesta partida. O Botafogo é uma grande equipe e muitos gostariam de estar aqui. Não estou confirmado, mas estou muito feliz por estar aparecendo esta chance. Chaguei com uma lesão no tornozelo, estou recuperado e pronto para ajudar o Botafogo - disse.

Lennon chegou ao Glorioso no final do mês de abril e ainda não jogou. Internacional e Botafogo se enfrentam sábado, às 18h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.


Leia mais no LANCENET! 

Loco Abreu e Herrera vivem primeira disputa à vera




Duelo por vaga no ataque promete agitar a semana e pode ter muitos reflexos na equipe


Loco Abreu e Herrera - Treino do Botafogo (Foto: Paulo Sergio)
Loco Abreu só foi reserva de Herrera em 2010,
quando voltou do Mundial (Foto: Paulo Sergio)
No esquema 4-2-3-1 só há espaço para um homem de frente e a disputa entre Loco Abreu e Herrera pela vaga como titular não há mais como ser adiada. Dupla de ataque no último titulo do Botafogo, o Estadual de 2010, jamais duelaram intensamente pela mesma vaga. Agora, com ambos 100% fisicamente e liberados para jogar, o duelo promete agitar a semana e pode refletir muito na equipe.

O duelo é relevante pelo que representa na hierarquia no grupo. Em condições normais - sem lesões, treinando com o grupo e longe da seleção uruguaia - Loco Abreu jamais foi reserva de Herrera sob o comando do técnico Oswaldo de Oliveira e pelo Glorioso só conheceu essa situação em cinco partidas, no Brasileirão de 2010, em agosto e setembro, quando se adaptava ao time depois de três meses longe pela Copa do Mundo. Se Herrera for mantido, terá deixado o capitão na reserva.

Os números nesta temporada mostram que Herrera tem levado vantagem sobre Abreu. O primeiro é o artilheiro do Brasileirão com quatro gols e maior goleador do time no ano, com 15 tentos marcados contra 12 de Loco. Herrera, com sete assistências, é líder da equipe no quesito em 2012. E, ao lado de Fábio Ferreira e Márcio Azevedo, com 29 partidas em 30 possíveis, está no topo dos alvinegros que mais atuaram.

Em 18 de abril, Loco Abreu ficou no banco no empate por 0 a 0 diante do Guarani, mas não pintou em campo por estar com dor nas costas. Ele voltou para a semi e final da Taça Rio, mostrando ser decisivo: fez cinco gols em dois embates. Na hora da verdade, o uruguaio fez a diferença. Como não confiar nele?

- Essa briga interna pela posição é benéfica para o grupo. Não pode haver acomodação. Sabemos que ter o Loco em campo é importante, mas para nós o Herrera representa muito também - comentou nesta terça-feira o meia Andrezinho.

Com Loco Abreu, o time ganha referência na área. Com Herrera, a equipe tem mais movimentação. Com que roupa o Botafogo vai pegar o Inter, sábado, no Beira-Rio? Os treinos a partir desta quarta-feira dirão.
- Temos tempo para trabalhar a melhor formação para pegar o Internacional - destacou Andrezinho.
Pergunta direta: Herrera ou Loco Abreu?
- Loco Abreu. Ele é ídolo e decisivo, além de ser experiente. Não está em grande fase e por isso precisa ganhar moral.
Benjamin Back
Colunista do LANCENET!
- O Herrera hoje é mais eficiente para o time e tem produzido mais, apesar de gostar da inteligência do Loco.
André Kfouri
Colunista do LANCENET!
- Loco Abreu é a referência. Da maneira como joga, o time pode movimentar mais com os meias e laterais.
Vitor Birner
Colunista do LANCENET!
- O Herrera merece ser titular. Se o Oswaldo tirá-lo agora, vai mostrar que alguém tem vaga cativa.


Leia mais no LANCENET! 

Responsabilidade no ataque é pedido de Jefferson



Goleiro diz que Alvinegro precisa manter tranquilidade e afirma que defesa mais vazada do Brasileiro não pode mais levar gols


Jefferson - Treino do Botafogo (Foto: Cleber Mendes)
Jefferson afirmou que todo o time deve se ajudar no sentido
de conter avanços adversários (Foto: Cleber Mendes)
De volta da Seleção Brasileira, o goleiro Jefferson não deixou de acompanhar o Botafogo. O camisa 1 afirmou que o time precisa de mais responsabilidade no ataque para evitar derrotas como as duas últimas no Brasileiro, diante de Cruzeiro e Náutico.

O arqueiro afirmou que o Botafogo tem se lançado muito ao ataque nos últimos jogos e esquecido que precisa ter atenção com a defesa, que já levou dez gols nos últimos quatro jogos:

- Foram jogos atípicos. Temos que ter cabeça, tranquilidade. Somos um time ofensivo, mas temos que saber a hora de defender e atacar. Temos um time tão qualificado que achamos que devemos atacar sempre. 
Esquecemos que temos que defender, recompor. Precisamos acertar esse detalhe, dançar conforme a música.
De volta com a incumbência de acertar os problemas no setor defensivo, Jefferson disse que a equipe já não pode mais sofrer gols e disse que conta com o apoio dos outros jogadores de defesa para tirar a equipe da situação em que se encontra.

- Não posso fugir da responsabilidade aqui. Respeito e acredito que a expectativa em mim seja grande. Mas não é um ou dois que ganham o jogo. Nesse momento, não podemos mais levar gol. Já sofremos tudo o que podíamos. Temos que ter cautela, jogar com atenção. E todos têm que assumir a responsabilidade - concluiu.


Leia mais no LANCENET!