sábado, 4 de agosto de 2012

Seedorf faz golaço de falta e Botafogo vence o Atlético-GO

 

Meia faz seu primeiro gol pelo clube e leva time à reação em jogo que parecia perdido. Fellype Gabriel brilha e faz gol da vitória


Atletico GO x Botafogo (Foto: Carlos Costa)
Seedorf teve boa atuação pelo Botafogo na vitória sobre o Atlético-GO (Foto: Carlos Costa)
O Botafogo foi ao Serra Dourada neste sábado e conseguiu uma boa vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Atlético-GO, pela 14ª rodada do Brasileirão. A estrela da noite foi Seedorf, que fez o seu primeiro gol pelo Alvinegro. Fellype Gabriel, que começou o jogo no banco, fez o gol da vitória, de cabeça. De pênalti, o goleiro Márcio abriu o placar para os donos da casa. Com a vitória, o Botafogo vai a 23 pontos, pulando para a sexta posição. Já o Dragão permanece na zona de rebaixamento, com apenas 9 pontos.

O Botafogo volta a campo na quarta-feira para enfrentar o Palmeiras, às 21h50, no Engenhão. Já o Atlético-GO pega o Corinthians, em São Paulo.

PRIMEIRO TEMPO: BOTAFOGO JOGA MAL E SAI PERDENDO
Buscando se aproximar do G4, o técnico Oswaldo de Oliveira surpreendeu ao escalar Rafael Marques ao lado de Elkeson no ataque do Botafogo. Com Lucas lesionado, Lennon foi a outra novidade na escalação, ocupando a lateral direita. A criação de jogadas ficou por conta de Seedorf e Andrezinho.

Precisando fugir da zona de rebaixamento, o Atlético-GO iniciou o jogo no ataque. Aos dois minutos, o time criou sua primeira chance de gol em uma boa cabeçada de Patric. Do lado alvinegro, Seedorf começou a dar bons passes e lançamentos. Aos 13, o camisa 10 deu um lançamento primoroso para Elkeson, que se desvencilhou da marcação e bateu rasteiro, mas a bola saiu à esquerda do gol.

  
Seedorf faz de falta (Foto: Carlos Costa)

A partir daí o brilho do Botafogo começou a se apagar. Com isso, o Dragão começou a tomar conta da partida. Por duas vezes, aos 14 e aos 16, o time goiano quase marcou em duas falhas da defesa. Além disso, o goleiro Jefferson mostrou nas duas oportunidades a sua grande dificuldade em sair do gol.

 Mais um lampejo de Seedorf aqui, um chute de Elkeson ali, e o Botafogo tentou se organizar para buscar o gol. Mas aos 26 minutos, o holandês perdeu uma bola no meio-campo, o ataque adversário envolveu a defesa e Fábio Ferreira acabou derrubando o lateral Eron na área. Pênalti que Márcio bateu e fez 1 a 0.

Com os setores muito distantes em campo, o Botafogo não conseguiu ter uma chance clara para marcar. Após fazer o gol, o Atlético-GO passou a tocar a bola até o intervalo e segurou o resultado.

GOLAÇO DE SEEDORF NO SEGUNDO TEMPO
Precisando reagir, o time do Botafogo voltou para a segunda etapa partindo para o ataque. Mesmo mostrando muita vontade, a equipe continuou perdida em campo. E o pior, não conseguindo concluir as jogadas. Por sua vez, o Atlético passou a apenas se defender, abdicando de jogar.

Quando tudio parecia perdido, a sorte do Alvinegro começou a virar aos 19 minutos. Em uma cobrança de falta da entrada da área, Seedorf fez um golaço. O tento motivou a equipe de Oswaldo de Oliveira, que passou a buscar o gol com mais efetividade. Aos 29 minutos, Antônio Carlos fez ótimo cruzamento para a área e Fellype Gabriel cabeceou duas vezes para virar o jogo.

O Atlético-GO, que apenas se defendia, passou a tentar desesperadamente o gol de empate, mas já era tarde. Após alguns sufocos, o árbitro apitou o fim do jogo para grande festa do time alvinegro.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO 1 X 2 BOTAFOGO

Local: Serra Dourada, Goiânia (GO)
Data-Hora: 04/8/2012 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Auxiliares: Marrubson Melo Freitas (DF) e Clóvis Amaral da Silva (PE)
Renda e público:
211.570 reais/ 7.509 pagantes
Cartões amarelos: Lennon e Andrezinho (BOT), Dodó (ATL)Gols: Márcio, 27' 1º/T (1-0), Seedorf, 19' 2º/T (1-1) e Fellype Gabriel 29'/2T (1-2)
ATLÉTICO-GO: Márcio, Marcos, Reniê, Gustavo e Eron; Dodó (Diogo Campos, 41', 2°/T), Ernandes, Joilson; Wesley, Ricardo Bueno (Felipe, 22' 2º/T) e Patric (Vanderlei, 36', 2°T) - Técnico: Jairo Araújo
BOTAFOGO: Jefferson, Lennon (Gabriel, 16' 2º/T), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Andrezinho, Seedorf (Brinner, 45' 2º/T); Elkeson e Rafael Marques (Fellype Gabriel, intervalo) - Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Leia mais no LANCENET!

Seedorf faz gol histórico e abre o caminho da virada


O meia Seedorf marca seu primeiro gol pelo Botafogo e comanda o time na virada
 

O jogo começou morno, com os times se estudando até os 13 minutos quando Elkeson, num belo lançamento aéreo de Seedorf, arrematou rasteiro a gol com perigo pra o goleiro Márcio que tirou pra escanteio.

 O Botafogo fazia um jogo cadenciado ao estilo Seedorf, escalado na posição de armador. Apesar de ter entrado com dois atacantes, o time pouco chegava à área adversária.

Aos poucos o Atlético-GO foi ganhando o meio campo e forçava as jogadas em cima do lateral Lenon, conhecido dos adversários desde os tempos de Vila Nova. O rubro negro goiano exercia uma marcação forte desde a saída de bola do Botafogo e saia com velocidade para o ataque comandado pelo experiente Joilson. 

Aos 16, o meia fez um lançamento preciso para Ricardo Bueno na entrada da área que o goleiro Jéfferson salvou nos pés do atacante. Na sequência, veio um escanteio e nova chance de gol. O domínio era tão evidente que culminou num pênalti cometido por Fábio Ferreira que caçou o jogador atleticano na área, em novo lançamento de Joilson, o dono do jogo até então.
O Goleiro Márcio, um especialista em bolas paradas, bateu forte a meia altura, mas não deu pro Jéfferson que ainda tocou na bola.  Dragão sai na frente do placar.

Aos trinta e oito, o lateral Lenon, muito nervoso, levou amarelo pela sequência de faltas que cometeu em razão do adversário insistir em atacar pelo seu setor. No geral, o jogador foi mal no jogo.

A essa altura, perdendo de 1 a 0 e um tanto apático, o Alvinegro não dava sinais de que pudesse reagir e a torcida, irritada com a lentidão do time, ensaiou um protesto nas arquibancadas.

O Botafogo voltou pra segunda etapa com Fellype Gabriel no lugar de Rafael Marques que deixou o time sem ter sido notado, já que poucas bolas chegaram a ele, no ataque. A presença do meia deu mais consistência ao time que aos poucos foi dominando a partida. 

Aos 17, Andrezinho sofreu falta na entrada da área, batida por Seedorf que acertou a barreira. O Botafogo, empurrado pela torcida que compareceu em bom número ao Serra Dourada, teve outra falta marcada na entrada da área. Seedorf, que fazia sua melhor apresentação desde que chegou ao Botafogo, pegou a bola chamando pra si a responsabilidade de mudar o panorama da partida.

Bateu a falta com extrema categoria, colocando a bola na esquerda do goleiro Márcio que estático viu a bola entrar. Saia assim, o tão esperado gol de Seedorf pelo Botafogo, coroando sua atuação. Com o empate, conseguido aos 19 minutos, o time se empolgou. Apertou a marcação sobre o Dragão e partiu para a virada que lhe colocaria de novo na briga pela ponta da tabela. A torcida que “ninguém cala” cantava sem parar, puxando a reação.

E ela veio aos 28 minutos, com um golzinho chorado de Fellype Gabriel, que tentou duas vezes de cabeça até vencer o goleiro atleticano.
Com a marcação acertada, o Botafogo melhorou muito sua produção ofensiva no segundo tempo e isso foi fundamental para a construção do placar e, principalmente, para sua manutenção.

O Atlético ainda teve algumas oportunidades, mas sem perigo como no primeiro tempo, quando dominou o jogo.

Porém, o momento dramático dessa vitória suada ainda estava por vir e chegou aos 48 minutos quando F. Ferreira fez nova falta na entrada da área. A tensão subiu quando a torcida presente ao estádio viu o goleiro Márcio cruzar o campo para a cobrança. O jeito foi cruzar os dedos e segurar o fôlego até que a bola desviou na barreira alvinegra, trazendo o alívio geral.

Botafogo 2 a 1 e a promessa de alguns dias de descanso e paz até a próxima quarta-feira, quando o time volta a campo para enfrenta o mesmo Palmeiras, dessa vez pelo Brasileirão.

Felip@odf/BotafogoDePrimeira